sexta-feira, 29 de julho de 2011

As coletas do lixo realizadas pela CODECA

Caxias do Sul produz cerca de 410 toneladas diárias de lixo doméstico. Esse volume é recolhido pela CODECA, de segunda a sábado, e levado para o Aterro Sanitário São Giácomo ou para Associações de Reciclagem. O trabalho envolve 260 funcionários e 29 caminhões (quatro da coleta mecanizada do orgânico, 18 da coleta manual do orgânico e sete do resíduo seletivo). Realizada em três turnos, a coleta começa às 6h e se estende até a 0h30min.

A CODECA realiza duas coletas: a do lixo orgânico e dos resíduos seletivos.

Lixo Orgânico

O recolhimento do lixo orgânico, que soma cerca de 340 toneladas diárias, é realizado em todos os bairros, loteamentos e distritos do município. No centro e nos bairros próximos, a coleta é diária, e nos demais bairros, ocorre três vezes por semana. No interior, o lixo é recolhido uma ou duas vezes por semana.
Na área central, a coleta é mecanizada. Desde agosto de 2007, o Centro e bairros adjacentes contam com contêineres verdes, que substituem as lixeiras. Em maio de 2010, o sistema foi ampliado. Com isso, já são mais de 165 mil moradores beneficiados pela conteineirização (mais do que a população de Bento Gonçalves e Farroupilha). A coleta, nessa região, é mecanizada.
O resíduo orgânico é destinado à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) Rincão das Flores, em Vila Seca.
Coleta de Resíduos Seletivos

Resíduos Seletivos

O recolhimento de materiais recicláveis ocorre em toda a área urbana e em parte da zona rural de Caxias do Sul. A coleta seletiva começou no município em 1991, como experiência em apenas um bairro da cidade. A partir de agosto de 1997 foi sendo ampliada aos poucos. Atualmente, o recolhimento é realizado duas vezes por semana em todos os bairros e loteamentos da cidade. Na área conteineirizada, a coleta é diária.
Diariamente, cerca de 70 toneladas de resíduos seletivos são coletados em Caxias do Sul. Esse volume é destinado a 11 associações de reciclagem, que fazem uma nova separação, prensam e vendem o material para a indústria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário