sábado, 21 de janeiro de 2012

As Vantagens da Reciclagem


         Os resultados da reciclagem são expressivos tanto no campo ambiental, como nos campos econômico e social.
        No meio-ambiente a reciclagem pode reduzir a acumulação progressiva de resíduos a produção de novos materiais, como por exemplo opapel, que exigiria o corte de mais árvores; as emissões de gases como metano e gás carbônico; as agressões ao soloar e água; entre outros tantos fatores negativos.
        No aspecto econômico a reciclagem contribui para o uso mais racional dos recursos naturais e a reposição daqueles recursos que são passíveis de reaproveitamento.
        No âmbito social, a reciclagem não só proporciona melhor qualidade de vida para as pessoas, através das melhorias ambientais, como também tem gerado muitos postos de trabalho e rendimento para pessoas que vivem nas camadas mais pobres.
        No Brasil existem os carroceiros ou catadores de papel, que vivem da venda de sucatas, papéis,alumínio e outros materiais recicláveis deixados no lixo.Eles também trabalham na colecta ou na classificação de materiais para a reciclagem. Como é um serviço penoso, pesado e sujo, não tem grande poder atrativo para as fatias mais qualificadas da população.

        Assim, para muitas das pessoas que trabalham na reciclagem (em especial os que têm menos educação formal), a reciclagem é uma das únicas alternativas de ganhar o seu sustento.
        O manuseio de resíduos deve ser feito de maneira cuidadosa, para evitar a exposição a agentes causadores de doenças.

Um comentário:

  1. Meninas, estou adorando o blog. Os posts são muito bons, a grafia é ótima e etc. Um abraço Lucia

    ResponderExcluir